História
Criado em 1998 durante a gestão
do ministro da educação Paulo Renato Souza, no governo Fernando Henrique Cardoso, o Enem teve por
princípio avaliar anualmente o aprendizado dos alunos do ensino médio em todo o
país para auxiliar o ministério na elaboração de políticas pontuais e
estruturais de melhoria do ensino brasileiro através dos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e Fundamental, promovendo
alterações nos mesmos conforme indicasse o cruzamento de dados e pesquisas nos
resultados do Enem. Foi a primeira iniciativa de avaliação geral do sistema de
ensino implantado no Brasil. O primeiro modelo de prova do Enem, utilizado
entre 1998 e 2008, tinha 63 questões aplicadas em um dia de prova. A prova na
época servia para ingresso em cursos superiores no caso de candidatos que, com
a nota do exame, se inscrevessem para conseguir bolsa de estudo em faculdades
particulares pelo ProUni.
Em 2009, durante a gestão do ministro da educação Fernando
Haddad no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, foi introduzido
um novo modelo de prova para o Enem, com a proposta de unificar o concurso vestibular das
universidades federais brasileiras. O novo Enem passou a ser realizado em dois
dias de prova, contendo 180 questões objetivas e uma questão de redação. Além
disso, foi adotada a Teoria da Resposta ao Item (TRI) na
formulação da prova, que permite que as notas obtidas em edições diferentes do
exame sejam comparadas e até mesmo utilizadas para ingresso nas instituições de
ensino superior.
O exame começou a ser utilizado como exame de
acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras
através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Através do SiSU, os alunos
poderiam se inscrever para as vagas disponíveis nas universidade brasileiras
participantes do sistema. Como a utilização do Enem e do SiSU pelas
universidade brasileiras é opcional, algumas universidades ainda utilizam
concursos vestibulares próprios para seleção dos candidatos às vagas.
A prova também começou a ser utilizada para a
aquisição de bolsa de estudo integral ou parcial em universidade privada
universidades particulares através do ProUni (Programa Universidade para Todos)
e para obtenção de financiamento através do Fies (Fundo de Financiamento ao
Estudante do Ensino Superior). Além disso, o exame passou a servir também como
certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA),
antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de
Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
A segunda versão do Enem sofreu muitas críticas em
relação à correção da redação Em função disso, foram alterados em
2012 os critérios para correção das redações. Foi diminuída a discrepância
necessária entre as notas dos dois corretores para que a redação seja corrigida
por um terceiro corretor.
Edições no Enem
Enem 2009
Devido a fortes suspeitas de vazamento da prova,
que teve cadernos furtados em uma das gráficas que a produziu, o exame que
estava planejado para ser realizado em outubro de 2009 foi adiado.
Com as datas remarcadas para 5 e 6 de dezembro de
2009, do total de 4,1 milhões de inscritos 37,7% abstiveram-se de realizar as
provas no primeiro dia
Desde que se tornou exame de principal acesso as
instituições de ensino superior, o Enem tem passado por alguns problemas que
causam descrença e temor entre estudantes. O primeiro problema foi o furto de provas ocorrido em 2009, que fez
com que fosse remarcado para mais adiante. Posteriormente, o gabarito da prova
foi divulgado com erros.
Enem 2010
Protestos contra irregularidades do exame na Avenida
Paulista, cidade de São Paulo.
Em 2010, vazaram informações sigilosas e pessoais
de inscritos do Enem na Internet.
Imediatamente após a realização do Enem 2010, uma
série de erros em um dos cadernos de provas, culminou a Justiça do Ceará a
suspender os exames em todo o território nacional. Com o Ministério querendo
reaplicar a prova para todos os prejudicados, a Justiça alegou que novas provas
apenas para os que usaram os cadernos incorretos poderia prejudicar todos os
outros inscritos no exame. Por causa de todo este imbróglio, certas
instituições de ensino desistiram de usar o Enem como parte de sua nota. O
Ministro da Educação, Fernando
Haddad declarou que uma segunda prova seria aplicada aos alunos
prejudicados pelos erros de impressão verificados em 0,3% das 10 milhões de
provas impressas – erros que foram admitidos pela gráfica responsável, a RR Donnelley –
a maior empresa gráfica do mundo. Dos 33 mil cadernos com erro, 21 mil foram
efetivamente distribuídos. A RR Donneley considera que esse índice de falha
está dentro da margem de erro admitida para esse tipo de processo industrial. As
novas provas do Enem serão aplicadas na primeira quinzena de dezembro, segundo
o Ministério da Educação.
Repercussão
Segundo o neurocientista brasileiro Miguel
Nicolelis, professor da Universidade de Duke e fundador do Instituto
Internacional de Neurociências de Natal, "só os donos de cursinhos e
aqueles que não querem a democratização do acesso à universidade podem ter algo contra o
Enem." Sobre a entrevista do ministro Fernando Haddad ao programa Bom Dia
Brasil, da TV Globo, questionou: "Como jornalistas que num dia falam
de incêndio, no outro, de escola de samba, no outro, ainda, de esporte, podem
se arvorar em discutir um assunto tão delicado como o sistema educacional? Pior
é que ainda se acham entendedores. Só no Brasil educação é discutida por
comentarista esportivo!"
Enem 2011
A edição de 2011 foi marcada pela constatação de
que alunos do colégio particular Christus de Fortaleza,
tiveram acesso antecipado a cerca de 14 questões que foram cobradas no exame.
Tal vazamento pode ter ocorrido durante um "pré-teste" do INEP realizado por
alguns alunos daquela instituição no ano de 2010 ou no próprio Inep. Somente as
provas do 639 alunos do colégio em questão foram canceladas, tendo sido
refeitas posteriormente pelos mesmos. Houve ainda, notícias de que o tema da
redação, referente ao "mundo digital" e às "redes sociais",
tivesse sido vazado pelo repórter Lauro Neto do jornal O Globo às
13h59 de domingo, ao que o Inep afirmou na segunda (dia 24) que abriria uma
investigação para apurar o ocorrido. Porém, esse vazamento ocorreu uma
hora após o início da prova, ou seja, antes que os participantes pudessem
deixar as salas de prova. As abstenções (um em cada quatro alunos faltou
às provas, de acordo com o MEC) foram menores do que as do ano anterior, totalizando
cerca de 1 milhão e 370 mil faltas, e custaram ao governo federal cerca de
R$ 61 milhões de reais - quando calculado um valor de 45 reais por aluno
inscrito (aqueles que não frequentam escola
pública). Em alguns estados, como Pernambuco,
a prova garantiria também carteira de motorista (pré-requisito
para o mercado de trabalho) aos candidatos que
tivessem um bom desempenho.
A primeira prova do Enem 2011, trazendo 90 questões
de ciências humanas e ciências naturais, apresentou questões sobre revoltas
árabes (como a Guerra Civil Líbia), impeachment de Collor, internet e o papel
social das redes, crise econômica e ecologia (biodiesel e
outros combustíveis). A prova de português e literatura trouxe autores
recentes em cena e focou na interpretação de textos, enquanto a de matemática
priorizou leitura de gráficos e interpretação de tabelas. A presidente Dilma
Rousseff, no programa semanal Café com a Presidente, concluiu
dizendo: "A aplicação da prova é um esforço de grandes dimensões que
ocorreu este ano em 1.602 cidades de todo o país. E mobilizou 400 mil
profissionais, entre professores, policiais, funcionários dos Correios e
fiscais. Tudo isso nos ajuda a democratizar o acesso à universidade." As
notas da prova do Enem 2011 foram disponibilizados pelo INEP no dia 21 de
dezembro do mesmo ano, antecipadamente a data prevista, que era só em janeiro.
O Ministério Público Federal no Ceará entrou
em dezembro de 2011 com ação contra o exame por falta de transparência.
Em São Paulo um
estudante também conseguiu na Justiça a revisão da nota obtida na redação do
Enem de 2011. A prova do aluno que estuda no colégio particular Lourenço
Castanho tinha sido anulada, mas depois que a Justiça concedeu uma liminar para
que ele pudesse ter acesso à correção, a nota passou de zero para 880 pontos
(em uma escala que vai de zero até mil).
Em janeiro de 2012, três estudantes do Rio de
Janeiro conseguiram na Justiça o direito de saber como foi a
correção de suas redações do Enem. As decisões ainda garantiram direito de
revisão da nota, caso seja comprovado erro. Os três, todos vestibulandos
de Medicina,
discordaram da avaliação que tiveram.
Enem 2012
Na edição 2012 do exame, um número recorde:
6.497.466 pré-inscritos, na qual 5.790.989 estavam com inscrição confirmada
para participar do exame. A maior de todas as edições até então. As provas
foram realizadas em 3 e 4 de novembro, o gabarito divulgado em 7 de novembro e
o resultado final em 28 de dezembro.
O esquema de segurança para evitar possíveis
fraudes e mudanças na correção custou R$ 266 milhões ao governo federal, ao
custo por aluno de R$ 46, de acordo com o Inep. Lacres eletrônicos foram
usados para o fechamento das maletas contando as provas.
Estima-se que o exame seja aplicado em 15.076
locais de prova distribuídos em 1.615 municípios em todas as regiões.
Em janeiro de 2013, a Justiça Federal no Rio Grande do
Sul suspendeu o Sisu.
Diversas divergências na correção das redações
desta edição fizeram gerar desconfiança na forma como as avaliações foram
realizadas. Também, um candidato que escreveu uma receita de miojo na redação, e
recebeu 560 pontos, gerou desconfiança por parte dos estudantes que alegarem
terem redigido uma boa redação com uma nota igual ou inferior a esta.
Enem 2013
O Ministério da Educação registrou um novo recorde:
7.173.574 candidatos inscritos. Neste ano houve uma liminar em
que garantia aos estudantes acesso ao espelho da redação. Logo em seguida
foi derrubada essa liminar, pois segundo o procurador responsável, seria impossível
logisticamente mostrar o espelho das redações a todos os candidatos que quisessem
este ano.
Se tratando de segurança, assim como no ano
passado, malotes com lacre eletrônico foram usados. Elas foram guardadas em um
quartel do Exército em São Paulo.
Nos dias das provas não foram registrados
incidentes graves, mas o Ministério da Educação registrou diversos casos de
estudantes que publicaram fotos e comentários em redes sociais de dentro dos
locais de prova, o que é proibido. Automaticamente, 36 candidatos foram
excluídos do exame por esse motivo, de acordo com o MEC, que estava monitorando
as redes sociais no momento das provas. Ao todo, foram 1 522 estudantes
eliminados da prova.
Enem 2014
Segundo dados do Ministério da Educação, o ano de
2014 registrou nova marca recorde no número de inscritos no ENEM: 9.519.827
estudantes, correspondendo a um aumento de 21,8% em relação ao ano anterior. No
entanto, deste montante, 8.721.946 de inscrições foram efetivadas e 6.193.565
candidatos realizaram as provas (71% do total de inscritos). Após a divulgação
do resultado, ainda destaca-se nesta edição o baixo desempenho médio, sendo
que, por exemplo, apenas 2,1 milhões obtiveram nota acima de 4,5 e 529.374
obtiveram nota zero na redação (8,5% dos candidatos). 1 519 candidatos
foram eliminados da prova.
Enem 2015
Em 2015, foram 7 746 436 candidatos inscritos, com
abstenção de 25,5%. 743 pessoas foram eliminadas do exame, sendo a maioria por
uso de equipamentos inadequados, 63 no detector de metais, e apenas três por
postarem fotos de dentro do local da prova. Comparado com anos anteriores, o
número de pessoas eliminadas caiu muito, o que indica uma "cultura de
respeito às regras", de acordo com o Ministro da Educação Mercadante. Participantes que não puderam
realizar a prova devido a ocorrências médicas, queda de energia ou erros da
equipe de aplicação da prova poderão realizar o exame novamente.
A prova abordou filósofos como Simone de Beauvoir, Max Weber, Nietzsche e Paulo Freire, e
o tema da redação foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade
brasileira”.
Usos
Pelos participantes
A nota do Enem pode ser utilizada como acesso ao
ensino superior em universidades brasileiras que aderiram ao Enem como forma
única ou parcial de seleção. Cada universidade tem autonomia para aderir ao
novo Enem conforme julgue melhor. Nos mesmos moldes do ProUni, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é
totalmente online e permitirá ao estudante escolher cursos e vagas entre as
instituições de ensino superior participantes que utilizarão o Enem como unica
forma de ingresso.
A nota também é utilizada por pessoas com interesse
em ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos(ProUni).
A participação na prova serve como certificação de
conclusão do ensino médio para pessoas maiores de 18 anos de idade.
Pelo governo
Os resultados do Enem são utilizados pelo governo
do país como ferramenta para avaliar a qualidade geral do ensino médio no país,
orientando as políticas educacionais do Brasil. Os dados apontados por essas
avaliações têm mostrado, por exemplo, a distância entre o nível do ensino
público e o particular. Mesmo numa prova que avalia habilidades e competências,
em detrimento da memorização de conteúdos, a diferença de notas entre alunos de
um e outro sistema de ensino é de 62% de diferença nas notas em 2005.
Assim como o Brasil utiliza o Enem como método para
avaliar a qualidade da educação no país, outros países como a Colômbia,
através de seu Instituto Colombiano para Avaliação da Educação (ICFES) também
aplica exames os estudantes que terminam o ensino fundamental e médio
(secundário). Desta forma a qualidade da educação na América Latina pode ser
monitorada pelo governo, sendo-lhe possível por exemplo avaliar, promover e
investigar sobre a situação real da educação do país, fornecendo informação que
sirva para que os órgãos responsáveis tomem decisões que melhorem a qualidade
no setor.
Prova
Dia
|
Duração
|
Área do conhecimento
|
Componentes curriculares
|
Questões
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1º
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4h 30m
|
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
|
Biologia, Física e Química
|
45
|
Ciências Humanas e suas Tecnologias
|
História, Geografia, Filosofia e Sociologia
|
45
|
||
2º
|
5h 30m
|
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
|
Língua portuguesa, Literatura, Língua estrangeira
(Espanhol ou Inglês), Artes, Educação Física e Tecnologias da informação e
Comunicação
|
45
|
Redação
|
Redação dissertativa-argumentativa
|
1
|
||
Matemática e suas Tecnologias
|
Matemática
|
45
|
O Enem é uma prova diferente dos vestibulares tradicionais
aplicados pelas próprias universidades, pois tem como característica a transdisciplinaridade. O conceito de
transdisciplinaridade consiste em formular questões que dependem do uso de duas
ou mais disciplinas aprendidas no ensino médio para obter sua resposta.
Muitas faculdades e universidades usam a nota do
Enem em seus processos seletivos. Isso tem feito com que cada vez mais alunos
participem anualmente da prova. Em Portugal, a Universidade de Coimbra e a
Universidade da Beira Interior, na Covilhã, aceitam a nota do Enem para seriar
os candidatos.
O novo modelo de prova do Enem, utilizado desde
outubro de 2009, conta com 180 questões e uma redação, 45 para quatro partes,
excluindo a redação, realizados em dois dias, sendo a prova dividida em 5
partes (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e
Redação). No primeiro dia, são 90 questões com 4h e 30min de duração, com mais
90 questões e a redação no outro dia com 5h e 30min de duração, o que dá uma
média de 3 minutos para os alunos responderem os questionários e preencherem os
gabaritos. As provas são realizadas preferencialmente aos sábados e domingos.
As questões são de múltipla escolha com cinco
alternativas (de A a E). Para evitar fraude, a prova é realizada em 4 versões
identificadas por cores (amarela, branca, rosa e azul). O que difere uma prova
da outra é a ordem das questões e alternativas. No entanto, as questões e
textos das provas são os mesmos.
Por objetivar avaliar competências e não
informações, a prova não é dividida em matérias. Também não é indicada a
competência a ser avaliada em cada questão. Portanto, as questões são colocadas
em uma sequência sem qualquer tipo de agrupamento.
O novo Enem mantém a exigência de compreensão dos
enunciados mas cobra mais domínio sobre o conteúdo do Ensino Médio e valoriza o
lado lógico e de interpretação do aluno, em um método totalmente diferente
daqueles que os vestibulares geralmente utilizam fazendo com que o aluno decore
fórmulas e datas. O Enem visa avaliar a capacidade de raciocínio e as ideias do
aluno.
Ciências da natureza e suas
tecnologias
A avaliação de ciências da natureza e suas
tecnologias engloba Biologia, Física e Química.
Não raro, o Enem busca temas capazes de unir diferentes disciplinas em uma
mesma pergunta para testar se o aluno tem domínio de conceitos das três
matérias para responder um único enunciado. Um exemplo é a energia,
presentes nestas três áreas científicas, além de temas atuais propagados pela
mídia, como lei seca, etilômetro, petróleo, biotecnologia,
etc.
Ciências humanas e suas
tecnologias
Essa avaliação engloba História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Como
na prova anterior, uma mesma questão pode vir carregada com um tema disponível
em todas essas disciplinas. Tais competências pretendem avaliar o comportamento
ético e a visão de mundo dos candidatos; geralmente na prova de ciências
humanas e suas tecnologias o Enem se utiliza de gravuras históricas, documentos,
cartas, trechos de livros para realizar perguntas concernentes a identidade e
cultura, território, Estado, direito, evolução tecnológica, revolução comportamental, cidadania e democracia,
entre outros.
Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias
Esta prova apresenta questões relacionadas à Língua portuguesa, Literatura, Língua estrangeira (Inglês ou Espanhol),
Artes, Educação Física e Informática;
junto a ela é anexada a prova de Redação. As questões de Literatura
concentram-se na leitura obrigatória indicada pelos processos seletivos, que se
dividem principalmente entre os principais autores e movimentos da literatura brasileira e da literatura portuguesa. As questões da
disciplina Educação Física abordam temas relacionados a esportes, qualidade de
vida, cultura folclórica, dança, entre outros; sendo assim, destacada a
aplicação cotidiana da atividade física, levando em consideração a fisiologia
do exercício e seus benefícios, além dos seus aspectos sociais e culturais.
Outro quesito considerado relevante no Enem é a articulação da Educação Física
com a linguagem, a arte e a expressão corporal.
Matemática e suas Tecnologias
Esta prova apresenta questões relacionadas à Matemática propriamente
dita. Como se prevê, pode trazer tópicos como a aritmética,
a geometria,
etc. em enunciados relacionados ao cotidiano.
Redação
As provas de redação do Enem
1998: Viver e aprender
1999: Cidadania e participação social
2000: Direitos da criança e do adolescente: como
enfrentar esse desafio nacional?
2001: Desenvolvimento e preservação ambiental:
como conciliar os interesses em conflito?
2002: O direito de votar: como fazer dessa
conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil
necessita?
2003: A violência na sociedade brasileira: como
mudar as regras desse jogo
2004: Como garantir a liberdade de informação e
evitar abusos nos meios de comunicação
2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira
2006: O poder de transformação da leitura
2007: O desafio de se conviver com as diferenças
2008: Como preservar a floresta Amazônica:
suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a
proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar
multas a quem desmatar
2009: O indivíduo frente à ética nacional
2010: O trabalho na construção da dignidade
humana
2011: Viver em rede no século XXI: os limites
entre o público e o privado
2012: Movimento imigratório para o Brasil no
século XXI
2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no
Brasil
2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
2015: A persistência da violência contra a mulher
na sociedade brasileira
|
Temas de redação.
Vestibulandoweb
|
A prova de redação exige do candidato um texto dissertativo-argumentativo de
no máximo 30 linhas e um mínimo de 7 ou 8 linhas. Prezando o ensino analítico,
o Enem dá especial importância ao raciocínio, à reflexão e à análise crítica.
São comuns as escolhas de grandes debates abertos e aquecidos pelas variadas
mídias, como o de 2009, que sugeriu aos estudantes uma redação sobre a ética em
face da ampla abordagem nacional pela imprensa de diversos escândalos de corrupção na
política brasileira.
O Enem oferece um espaço para rascunho e entre suas
instruções está a de que não é avaliada qualquer produção—rascunhos, planos de
texto, etc.—fora do espaço destinado à redação. Também é comum as
instruções virem acompanhadas de um enunciado sugerindo o tema, algumas
questões a serem desenvolvidas pelo candidato, e talvez uma antologia de textos
ou desenhos produzidos por artistas nacionais para auxílio do reconhecimento do
tema a ser abordado. Apresentada a situação-problema, que pode ser de
ordem política, social e/ou cultural, pede-se que o candidato reflita,
argumente e apresente uma solução para o problema proposto.
Provavelmente, o critério mais importante para uma
redação do Enem é justamente o posicionamento do candidato diante do tema
proposto. Esse posicionamento é revelado não só através de um conhecimento
teórico mas também de seu repertório, que pode incluir leitura de jornais,
livros, revistas e noticiários televisivos, a fim de construir uma argumentação
convincente a favor de seu ponto de vista. Entre outras diretrizes básicas já
apresentados no site do Enem para uma boa redação, estão os eixos cognitivos
(aqueles comuns a todas as áreas do conhecimento), que incluem os itens
enunciados na seção abaixo de competências e habilidades, como dominar
linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir
argumentação e elaborar propostas.
Cada redação passa pela vista de dois corretores
que não conhecerão a nota atribuída pelo outro; a nota final, que vai até mil
pontos, corresponde à média aritmética simples das notas dos
dois corretores. Caso ocorra discrepância na nota dos corretores de 200 ou
mais pontos no total, ou de 80 ou mais pontos em qualquer uma das competências,
a redação em questão é corrigida por um terceiro corretor. Se a nota do
terceiro corretor for discrepante, a redação é avaliada por uma banca composta
por três novos corretores, que corrige a redação e dá uma nova nota final.
Além dos critérios aqui já explicados, outras das
principais características que uma redação precisa ter para ser aprovada pelos
corretores é a de conter ideias pró-direitos
humanos, meio ambiente, cidadania e justiça
social.
Competências e habilidades
O Enem é estruturado a partir de 5
competências – definidas como modalidades estruturais da inteligência, ações e
operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos,
situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer – e 21 habilidades,
definidas como decorrentes das competências adquiridas e que se referem ao
plano imediato do “saber fazer”, articulando-se por meio das ações e operações.
Competências
I Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso da linguagem matemática, artística e científica.
II Construir e aplicar conceitos das várias
áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos
histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III Selecionar, organizar, relacionar,
interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar
decisões e enfrentar situações-problema.
IV Relacionar informações, representadas em
diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para
construir argumentação consistente.
V Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na
escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade,
respeitando os direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Habilidades
1 Dada a descrição discursiva ou por ilustração
de um experimento ou fenômeno, de natureza científica, tecnológica ou social,
identificar variáveis relevantes e selecionar os instrumentos necessários para
sua realização ou interpretação.
2 Em um gráfico cartesiano
de variável socioeconômica ou técnico-científica, identificar e analisar
valores das variáveis, intervalos de crescimento ou decréscimo e taxas de
variação.
3 Dada uma distribuição estatística de
variável social, econômica, física, química ou biológica,
traduzir e interpretar as informações disponíveis ou reorganizá-las, objetivando
interpolações ou extrapolações.
4 Dada uma situação-problema, apresentada em
uma linguagem de
determinada área de conhecimento, relacioná-la com sua formulação em outras
linguagens e vice-versa.
5 A partir da leitura de textos literários consagrados
e de informações sobre concepções artísticas, estabelecer relações entre eles e
seu contexto histórico, social, político ou cultural,
inferindo as escolhas dos temas, gêneros discursivos e recursos expressivos dos
autores.
6 Com base em um texto, analisar as funções da
linguagem, identificar marcas de variantes linguísticas de
natureza sociocultural, regional de registro ou de estilo e explorar as
relações entre as linguagens coloquial e formal.
7 Identificar e caracterizar a conservação e as
transformações de energia em diferentes processos de sua geração e uso social e
comparar diferentes recursos e opções energéticas.
8 Analisar criticamente, de forma qualitativa
ou quantitativa, as implicações ambientais,
sociais e econômicas dos processos de utilização dos recursos
naturais, materiais ou energéticos.
9 Compreender o significado e a importância da água e
de seu ciclo para a manutenção da vida, em sua relação com condições
socioambientais, sabendo quantificar variações de temperatura e
mudanças de fase em processos naturais e de intervenção humana.
10 Utilizar e interpretar diferentes escalas de
tempo para situar e descrever transformações na atmosfera, biosfera,
hidrosfera e litosfera, origem e
evolução da vida, variações populacionais e modificações no espaço
geográfico.
11 Diante da diversidade da vida, analisar, do
ponto de vista biológico, físico ou químico, padrões comuns nas estruturas e
nos processos que garantem a continuidade e a evolução dos seres vivos.
12 Analisar fatores socioeconômicos e ambientais
associados ao desenvolvimento, às condições de vida e saúde
de populações humanas, por meio da interpretação de diferentes indicadores.
13 Compreender o caráter sistêmico do planeta e
reconhecer a importância da biodiversidade para
preservação da vida, relacionando condições do meio e intervenção humana.
14 Diante da diversidade de formas geométricas planas
e espaciais, presentes na natureza ou imaginadas, caracterizá-las por meio de
propriedades, relacionar seus elementos, calcular comprimentos, áreas ou
volumes e utilizar o conhecimento geométrico para leitura, compreensão e ação
sobre a realidade.
15 Reconhecer o caráter aleatório de fenômenos
naturais ou não e utilizar em situações-problema processos de contagem,
representação de frequência relativa, construção de espaços amostrais,
distribuição e cálculo de probabilidades.
16 Analisar, de forma qualitativa ou
quantitativa, situações-problema referentes a perturbações ambientais,
identificando fonte, transporte e destino dos poluentes,
reconhecendo suas transformações, prever efeitos nos ecossistemas e
sistema produtivo e propor formas de intervenção para reduzir e controlar os
efeitos da poluição ambiental.
17 Na obtenção e produção de materiais e insumos
energéticos, identificar etapas, calcular rendimentos, taxas e índices e
analisar implicações sociais, econômicas e ambientais.
18 Valorizar a diversidade dos patrimônios
etnoculturais e artísticos, identificando-a em suas manifestações e
representações em diferentes sociedades, épocas e lugares.
19 Confrontar interpretações diversas de
situações ou fatos de natureza históricogeográfica, técnico-científica,
artístico-cultural ou do cotidiano, comparando diferentes pontos de vista,
identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos
argumentos utilizados.
20 Comparar processos de formação
socioeconômica, relacionando-os com seu contexto histórico e geográfico.
21 Dado um conjunto de informações sobre uma realidade
histórico-geográfica, contextualizar e ordenar os eventos registrados,
compreendendo a importância dos fatores sociais, econômicos, políticos ou
culturais.
Resultados
Melhores desempenhos em 2008 nas capitais
|
||
Região
|
Cidade
|
Maior
pontuação |
Sudeste
|
Vitória
|
57,20
|
Sul
|
Florianópolis
|
56,63
|
Centro-Oeste
|
Brasília
|
52,67
|
Nordeste
|
Natal
|
51,38
|
Norte
|
Belém
|
48,95
|
O resultado do Enem de determinado ano sai apenas
no ano seguinte. Logo, em 2009, levou-se em consideração a pontuação do ano de
2008. As notas de cada escola vão de 0 a 100, de acordo com a média das notas
dos alunos de cada instituição que participaram do exame.
Há críticas quanto ao sistema de pontuação do Enem,
já que a pontuação de cada escola não necessariamente reflete a qualidade da
mesma. Do mesmo modo, a classificação melhor ou pior não necessariamente indica
que uma escola é melhor ou pior do que outra.
Como a nota média da escola é reflexo do desempenho
de seus alunos, devemos considerar que: nem todos os alunos prestam o ENEM, se
apenas os alunos bons prestarem o ENEM, a nota média da escola será alta,
apesar da sua qualidade não ser a melhor, simplesmente pelo fato que aos alunos
com baixo desempenho foram excluído do cálculo da média. Outro ponto a se
destacar é que a escola agrupa indivíduos parecidos, em termos socioeconômicos.
Isto quer dizer que uma escola com nota média muito alta é reflexo muito mais
das características socioeconômicas de seus alunos, como renda familiar e nível
educacional dos pais, do que a do aprendizado que a escola proporciona.
Com base no ENEM 2008, pode-se afirmar que entre os
fatores sociodemográficos que influenciam negativamente na nota do ENEM,
podemos citar a idade do candidato, o fato de trabalhar, possuir irmãos que
dividam os recursos disponíveis para a sua educação, estudar no período
noturno. Com relação ao sexo, no ENEM 2008, os homens foram melhor na prova
objetiva e as mulheres na prova de redação. Quanto à cor de pele, pretos e
pardos obtiveram nota média inferior a brancos e amarelos.
O nível educacional da mãe e a renda familiar são
os determinantes mais fortes do desempenho do aluno, pelo fato de estarem
correlacionados com o nível de recursos disponíveis para serem gastos com
educação. A quantidade de moradores no domicílio, no entanto, diminui a quantidade
desses recursos disponíveis para o jovem em idade escolar, fazendo o seu
desempenho no exame desinflar.
Os estudantes da rede federal de ensino obtiveram
notas muito superiores às demais redes, seguida pela rede privada de ensino e,
por último, as redes estadual e municipal. Dentre as regiões metropolitanas, a
de Belo Horizonte se destaca como que possui a maior nota média regional,
seguida por Porto Alegre e São Paulo.
Em todo o Brasil, a média das pontuações de todas
as escolas foi 43,930. A instituição com a melhor nota nacional em 2008 foi o Colégio de São Bento, no Rio de Janeiro.
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