quinta-feira, 19 de novembro de 2015

10:50

O coordenador do CPV Vestibulares, Paulo Lima, ressalta a importância em estar bem física e mentalmente para captar os conteúdos das provas do vestibular. Os candidatos sabem das pressões enfrentadas durante os estudos e, principalmente, no dia do exame. Para evitar o temido "deu branco", Lima dá algumas dicas sobre como memorizar e aprender o conteúdo das disciplinas e ter foco no estudo.

1) Antes de qualquer outra coisa, o vestibulando deve estar bem, física e mentalmente. Para isso, são necessárias uma boa alimentação e a prática de alguma atividade física, além de boas noites de sono. Cuidar da saúde em todos os seus aspectos é o primeiro passo para conseguir mais concentração nos estudos.

2) É importante fazer um planejamento de estudos orientado para curto e o médio prazos. Nele, é necessária a presença de uma tabela com horários bem estabelecidos para o descanso, o lazer, as aulas do colégio ou cursinho. Também deve-se inserir as atividades extras e priorização da marcação de horas de estudo individual que, neste segundo semestre, devem ser pelo menos de 4 a 6 horas, por dia.

3) Reservar um lugar bem iluminado, arejado e tranquilo para estudar. O importante é o vestibulando encontrar sua melhor maneira para se concentrar. Há pessoas que conseguem maior rendimento estudando e ouvindo música ao mesmo tempo, outras precisam de silêncio total. Encontre seu ambiente mais confortável.

4) Quando for estudar, dê um tempo no celular. Vale a pena desligar o aparelho ou colocá-lo no modo silencioso, longe do local de estudo.

5) Antes de começar a estudar, o aluno deve fechar os olhos por alguns minutos e concentrar-se em sua respiração. Esse exercício poderá ajudá-lo a esquecer assuntos pessoais e a conseguir concentração imediatamente.

6) Para as disciplinas de Humanas (Línguas, Literatura, História, Geografia), o aluno deve ler a teoria que consta do material didático, antes e depois da aula. Em um ambiente reservado, a leitura em voz alta é também um bom exercício para memorização de conteúdos.

7) Espalhar pelo quarto ou pela casa cartazes grandes, coloridos e bem organizados é outra técnica que pode ajudar a memorizar fórmulas de Matemática, de Física ou de Química, tabelas de verbos irregulares, esquemas de ciclos biológicos etc. Ao olhar frequentemente para esses cartazes, a memorização se dá quase que automaticamente.

8) Prestar atenção aos macetes e às dicas dadas pelos professores. Memorizar frases engraçadas é uma excelente maneira para se lembrar principalmente das diversas fórmulas necessárias para os exames.

9) Quando sentir que já conseguiu assimilar perfeitamente determinado conteúdo, o candidato pode ajudar um colega ensinando-lhe o assunto. O ato de ensinar também é uma ferramenta de grande eficiência para fixar ainda mais a matéria.

10) Assistir a filmes cujos enredos estejam relacionados aos assuntos estudados, pois o recurso audiovisual ajuda muito a aprofundar o conhecimento sobre os temas relacionados aos vestibulares. Para isso, é necessário sempre pedir orientação aos professores sobre os filmes mais indicados.

0 comentários:

Postar um comentário