O currículo do CBCC proposto é baseado nas Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de Computação e Informática, editadas pelo MEC/SESU/CEEInf em meados de 1999 e no Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Computação e Informática, publicado pela SBC em julho/1999, como também nas especificidades do Departamento de Informática da UFPA e da Região Amazônica, como também leva em conta a Instrução Normativa do CONSEP/UFPA Nº 01/1999, de 05 de outubro de 1999, que define atividade curricular como sendo "toda aquela atividade considerada relevante para que o estudante adquira os saberes e as habilidades necessárias à sua graduação acadêmica e profissional, devendo ser creditada no seu histórico escolar."
As atividades curriculares são divididas em três grandes categorias:
a) disciplinas obrigatórias;
b) disciplinas optativas; e
c) atividades curriculares complementares.
CURRÍCULO DO CBCC
a) Disciplinas obrigatórias:
CARGA HORÁRIA TOTAL: 3495 HORAS
b) Disciplinas optativas:
CÓDIGO | DISCIPLINAS OPTATIVAS | Carga Horária |
EN05129 | INTERAÇÃO USUÁRIOS-MÁQUINA | 60h |
EN05130 | PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUÍDA | 60h |
EN05131 | INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO | 60h |
EN05132 | CONTROLE DE PROCESSOS | 60h |
EN05133 | TÓPICOS ESPECIAIS EM BANCO DE DADOS | 60h |
EN05134 | TÓP. ESP. EM COMP. GRÁFICA E PROC. DE IMAGENS | 60h |
EN05135 | TÓPICOS ESPECIAIS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | 60h |
EN05136 | TÓPICOS ESPECIAIS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 60h |
EN05137 | TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE | 60h |
EN05138 | TÓPICOS ESPECIAIS EM REDES DE COMPUTADORES | 60h |
EN05139 | TÓPICOS ESPECIAIS EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS | 60h |
EN05140 | TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO | 60h |
EN05141 | MÉTODOS DE ESPECIFICAÇÃO FORMAL | 60h |
EN05142 | TEORIA DAS CATEGORIAS | 60h |
EN05143 | SISTEMAS TOLERANTES A FALHAS | 60h |
EN05144 | REDES NEURAIS | 60h |
EN05145 | SISTEMAS MULTIAGENTES | 60h |
EN05146 | PROCESSAMENTO DE IMAGENS | 60h |
EN05147 | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA | 60h |
EN05148 | SEMÂNTICA DE LINGUAGENS | 60h |
O aluno tem opção ainda de escolher disciplinas de outros departamentos didático-centíficos, associadas ao corredor escolhido.
CORREDORES SUGERIDOS PARA AS DISCIPLINAS OPTATIVAS
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Interação Usuários-Máquina
Métodos de Especificação Formal
Tópicos Especiais em Engenharia de Software
REDES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Programação Paralela e Distribuída
Sistemas Tolerantes a Falhas
Tópicos Especiais em Redes de Computadores
TEORIA DA COMPUTAÇÃO E LINGUAGENS DE ESPECIFICAÇÃO
Métodos de Especificação Formal
Semântica de Linguagens
Teoria das Categorias
BANCOS DE DADOS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tópicos Especiais em Banco de Dados
Tópicos Especiais em Engenharia de Software
Tópicos Especiais em Sistemas de Informação
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Sistemas Mutiagentes
Redes Neurais
Tópicos Especiais em Inteligência Artificial
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
Tópicos Especiais em Computação Gráfica e Processamento de Imagens
Sistemas de Informação Geográfica
Tópicos Especiais em Computação
A matrícula na disciplina TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (EN05127) somente pode ser efetivada depois da integralização de pelo menos 75% do total da carga horária do curso. Já a matrícula em ESTÁGIO SUPERVISIONADO (EN05087) pode ser efetivada a partir do 7º semestre letivo.
A elaboração do TCC é feita ao longo de dois semestres e é regulamentada por Resolução do Colegiado do CBCC (Resolução CBCC Nº 1/2000 - Anexo 2).
A realização do Estágio Supervisionado é regulamentada também por Resolução do Colegiado do CBCC (Resolução CBCC Nº 2/2000 - Anexo 3).
As atividades curriculares complementares constantes do projeto do curso são regulamentadas pela Resolução do Colegiado do CBCC (Resolução CBCC Nº 3/2000) - Anexo 4).
c) Atividades Curriculares Complementares
O currículo do CBCC está organizado para atender às quatro grandes áreas definidas nas Diretrizes do MEC: formação básica, formação tecnológica, formação complementar e formação humanística.
A formação básica envolve conhecimentos fundamentais da ciência da computação e as necessidades associadas à matemática, física, eletrônica, entre outras. No currículo está concentrada nos módulos 1º , 2º e 3º. As competências básicas a serem desenvolvidas pelos alunos deverão compor instrumentação para o desenvolvimento do raciocínio e da lógica específica associada a computação.
No desenvolvimento desses módulos o aluno deverá participar das seguintes atividades complementares:
· Maratonas ou gincanas de programação de computadores.
· Seminários, congressos e eventos científicos e culturais.
· Projetos de extensão de um modo geral, voltados para comunidades carentes em especial.
· Exercício de monitoria.
A formação tecnológica tem a função de utilizar os conhecimentos básicos no desenvolvimento da computação aplicada, expandindo-se do 4º ao 8º módulo do curso. As competências adquiridas nesse período permitirão a solução de problemas da área de computação e informática já descritas no item 5 envolvendo a participação dos alunos em:
- Projetos técnicos da Empresa Júnior de Informática (EJI).
- Projetos de ensino, pesquisa e extensão.
- Eventos científicos, com a publicação de trabalhos acadêmicos.
- Concurso de projetos de software.
- Grupos de estudos de temas específicos e relevantes para o desenvolvimento da computação.
- Visitas a Centros de Excelência na área de computação.
A formação complementar permite uma interação dos estudantes com outras profissões e será desenvolvida, fortemente, nos trabalhos práticos das disciplinas e em trabalhos inter-disciplinares. Está distribuída de acordo com a conveniência de interação com as demais disciplinas.
A formação humanística dá ao estudante uma dimensão social e humana às suas atividades profissionais. Para atender esse enfoque estão no currículo do CBCC as seguintes disciplinas: Introdução à Metodologia do Trabalho Científico em Informática, Informática e Sociedade, Metodologia do Ensino e Pesquisa em Informática, Empreendedorismo em Informática e Filosofia das Ciências.
A carga horária das atividades complementares descritas anteriormente é variável, dependendo de muitos fatores, fato que impede uma quantificação prévia. Esclareça-se, no entanto, que sua distribuição será programada com antecipação para que sejam adequadamente incorporadas às demais atividades curriculares.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (GLOBAIS) PARA VERIFICAÇÃO DA AQUISIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
A avaliação é parte integrante e necessária durante o processo de formação do aluno, pois permite identificar possíveis mudanças de percurso. A verificação de aprendizagem nas disciplinas do curso será feita na forma de prova escrita, prova oral, trabalho escrito (monografia), participação em seminários, trabalhos na área de desenvolvimento de software, trabalhos na área de projeto, instalação e gerência de redes, etc. O professor tem autonomia para decidir qual a melhor combinação de formas de avaliação para sua disciplina.
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